Documento histórico

Deng Xiao Ping: “O que Mao Tsetung fez pelo povo chinês nunca pode ser apagado”

29/12/2020
Da esquerda para a direita: Zhu De, Zhou Enlai, Chen Yun, Liu Shaoqi, Mao Zedong, Deng Xiaoping. Original photograph taken by Du Xiuxian at the '7,000 Cadre Big Conference', 1962

Entrevista concedida pelo dirigente comunista chinês Deng Xiao Ping à jornalista italiana Oriana Fallaci, em 21 e 23 de agosto de 1980

Oriana Fallaci: O retrato do Presidente Mao sobre o portão de Tiananmen será mantido lá?

Deng Xiaoping: Será, para sempre. No passado, havia muitos retratos do Presidente Mao. Eles foram pendurados em todos os lugares. Isso não era apropriado e não mostrava realmente respeito pelo Presidente Mao. É verdade que ele cometeu erros em um certo período, mas afinal ele foi um dos principais fundadores do Partido Comunista Chinês e da República Popular da China. Ao avaliar seus méritos e erros, sustentamos que seus erros eram apenas secundários. O que ele fez pelo povo chinês nunca pode ser apagado. Em nossos corações, nós chineses sempre o acalentaremos como um fundador de nosso partido e de nosso estado.

Pergunta: Nós, ocidentais, achamos muitas coisas difíceis de entender. A Gangue dos Quatro é culpada por todas as falhas. Dizem-me que quando os chineses falam sobre a Gangue dos Quatro, muitos deles levantam cinco dedos.

Resposta: Devemos fazer uma distinção clara entre a natureza dos erros do Presidente Mao e os crimes de Lin Biao e da Gangue dos Quatro. Durante a maior parte de sua vida, o Presidente Mao fez coisas muito boas. Muitas vezes, ele salvou o Partido e o Estado de crises. Sem ele, o povo chinês teria, no mínimo, passado muito mais tempo apalpando no escuro. A maior contribuição do Presidente Mao foi aplicar os princípios do marxismo-leninismo à prática concreta da revolução chinesa, apontando o caminho para a vitória. Deve-se dizer que antes dos anos sessenta ou do final dos anos cinquenta, muitas de suas idéias nos trouxeram vitórias, e os princípios fundamentais que ele avançou eram bastante corretos. Ele aplicou criativamente o marxismo-leninismo a todos os aspectos da revolução chinesa e teve visões criativas sobre filosofia, ciência política, ciência militar, literatura e arte, e assim por diante. Infelizmente, no entardecer de sua vida, particularmente durante a “Revolução Cultural”, ele cometeu erros – e não foram erros pequenos – que trouxeram muitas desgraças ao nosso partido, ao nosso estado e ao nosso povo.

Como você sabe, durante os dias de Yan’an nosso Partido resumiu o pensamento do Presidente Mao em vários campos como o Pensamento de Mao Tsé-Tung, e nós o fizemos nossa ideologia orientadora. Conquistamos grandes vitórias para a revolução precisamente porque aderimos ao Pensamento de Mao Tsé-Tung. É claro que o Pensamento de Mao Tsé-Tung não foi criado apenas pelo camarada Mao – outros revolucionários da geração mais antiga desempenharam um papel na sua formação e desenvolvimento – mas, principalmente, ele encarna o pensamento do camarada Mao.

No entanto, a vitória o tornou menos prudente, de modo que em seus últimos anos começaram a surgir algumas características e ideias infundadas, principalmente às “esquerdas”. Em muitos casos, ele foi contra suas próprias idéias, contra as belas e corretas propostas que ele mesmo havia apresentado anteriormente, e contra o estilo de trabalho que ele mesmo havia defendido. Nesta época, ele perdeu cada vez mais o contato com a realidade. Ele não manteve um bom estilo de trabalho. Ele não praticou consistentemente o centralismo democrático e a linha de massa, por exemplo, e falhou em institucionalizá-los durante sua vida. Isto não foi culpa apenas do camarada Mao Tsé-Tung. Outros revolucionários da geração mais velha, incluindo eu, também deveriam ser responsabilizados. Algumas anormalidades apareceram na vida política de nosso partido e estado – formas patriarcais ou estilos de trabalho se desenvolveram, e a glorificação do indivíduo era abundante; a vida política em geral não era muito saudável. Eventualmente, estas coisas levaram à “Revolução Cultural”, o que foi um erro.

Pergunta: Você mencionou que em seus últimos anos, o Presidente Mao estava com saúde precária. Mas na época da prisão de Liu Shaoqi e sua subsequente morte na prisão, a saúde de Mao não era tão ruim assim. E há outros erros a serem contabilizados. O Grande Salto Adiante não foi um erro? Copiar o modelo soviético não foi um erro? E o que o Presidente Mao queria realmente com a “Revolução Cultural”?

Resposta: Erros começaram a ocorrer no final dos anos 50 – o Grande Salto Adiante, por exemplo. Mas isso também não foi somente culpa do Presidente Mao. As pessoas ao seu redor também se deixaram levar. Agimos em contravenção direta de leis objetivas, tentando impulsionar a economia de uma só vez. Como nossos desejos subjetivos iam contra as leis objetivas, as perdas eram inevitáveis. Ainda assim, é o Presidente Mao que deve ser considerado o principal responsável pelo Grande Salto Adiante. Mas ele não levou muito tempo – apenas alguns meses – para reconhecer seu erro, e ele o fez antes de nós e propôs correções. E em 1962, quando, devido a alguns outros fatores, essas correções não haviam sido totalmente executadas, ele fez uma autocrítica. Mas as lições não foram completamente tiradas, e como resultado, a “Revolução Cultural” irrompeu.

No que diz respeito às esperanças do próprio presidente Mao, ele iniciou a “Revolução Cultural” a fim de evitar a restauração do capitalismo, mas ele havia feito uma avaliação errada da situação real da China. Em primeiro lugar, os objetivos da revolução foram erroneamente definidos, o que levou ao esforço de ferretar “os defensores da via capitalista no poder no Partido”. Os golpes foram tratados em quadros dirigentes em todos os níveis que tinham feito contribuições para a revolução e tinham experiência prática, incluindo o camarada Liu Shaoqi. Nos últimos dois anos antes da morte do presidente Mao, ele disse que a “Revolução Cultural” tinha sido errada em dois aspectos: um, estava “derrubando tudo”, e o outro estava travando uma “guerra civil em grande escala”. Só estas duas acusações mostram que a “Revolução Cultural” não pode ser chamada de “correta”. O erro do Presidente Mao foi um erro político, e não foi um erro pequeno. Por outro lado, foi aproveitado pelos dois cliques contra-revolucionários encabeçados por Lin Biao e a Gangue dos Quatro, que usurparam o poder. Portanto, devemos traçar uma linha entre os erros do Presidente Mao e os crimes de Lin Biao e da Gangue dos Quatro.

Pergunta: Mas todos nós sabemos que foi o próprio Presidente Mao que escolheu Lin Biao como seu sucessor, da mesma forma que um imperador escolhe seu herdeiro.

Resposta: Isto é o que acabei de referir como uma forma incorreta de fazer as coisas. Para um líder, escolher seu próprio sucessor é uma prática feudal. É uma ilustração das imperfeições em nossas instituições, às quais me referi há pouco.

Pergunta: Até que ponto o Presidente Mao estará envolvido quando você realizar seu próximo congresso do Partido?

Resposta: Faremos uma avaliação objetiva das contribuições do Presidente Mao e de seus erros. Reafirmaremos que suas contribuições são primárias e seus erros secundários. Adotaremos uma abordagem realista em relação aos erros que ele cometeu no final da vida. Continuaremos a aderir ao Pensamento de Mao Tsé-Tung, que representa a parte correta da vida do Presidente Mao. O Pensamento de Mao Tsé-Tung não só nos levou à vitória na revolução do passado; ele é – e continuará a ser – uma posse preciosa do Partido Comunista Chinês e de nosso país. É por isso que manteremos para sempre o retrato do presidente Mao no portão de Tiananmen como um símbolo de nosso país, e sempre o lembraremos como fundador de nosso partido e estado. Ademais, aderiremos ao Pensamento de Mao Tsé-Tung. Não faremos ao Presidente Mao o que Khrushchov fez a Stalin.

Pergunta: Você quer dizer que o nome do Presidente Mao surgirá inevitavelmente quando a Gangue dos Quatro for levada a julgamento, assim como quando você tiver seu próximo congresso do Partido?

Resposta: Seu nome será mencionado. Não apenas no próximo congresso do Partido, mas também em outras ocasiões. Mas o julgamento da Gangue dos Quatro não diminuirá o prestígio do presidente Mao. É claro, ele foi responsável por colocá-los em suas posições. No entanto, os crimes que a própria Gangue dos Quatro cometeu são mais do que suficientes para justificar quaisquer sentenças que possam ser proferidas contra eles.

Pergunta: Ouvi dizer que o Presidente Mao se queixava freqüentemente de que você não o ouvia o suficiente e que ele não gostava de você. É verdade?

Responda: Sim, o Presidente Mao disse que eu não o escutei. Mas isto não foi dirigido somente a mim. Aconteceu com outros líderes também. Reflete algumas ideias insalubres em seus últimos anos, ou seja, costumes patriarcais que são de natureza feudal. Ele não ouvia prontamente as opiniões divergentes. Não podemos dizer que todas as suas críticas estavam erradas. Mas ele também não estava pronto para ouvir muitas opiniões corretas apresentadas não apenas por mim, mas por outros camaradas. O centralismo democrático foi prejudicado, assim como a liderança coletiva. Caso contrário, seria difícil explicar como a “Revolução Cultural” eclodiu.

Pergunta: Havia um personagem na China que sempre ficava incólume, que era o primeiro-ministro Zhou Enlai. Como você explica este fato?

Responda: O primeiro-ministro Zhou foi um homem que trabalhou duro e sem se queixar durante toda sua vida. Ele trabalhou 12 horas por dia, e às vezes 16 horas ou mais, ao longo de sua vida. Conhecemo-nos muito cedo, isto é, quando estávamos na França em um programa de estudos de trabalho durante a década de 1920. Sempre o considerei como meu irmão mais velho. Tomamos a estrada revolucionária mais ou menos ao mesmo tempo. Ele era muito respeitado por seus camaradas e por todo o povo. Felizmente, ele sobreviveu durante a “Revolução Cultural”, quando fomos derrubados. Ele estava em uma posição extremamente difícil na época, e disse e fez muitas coisas que teria desejado não fazer. Mas o povo o perdoou porque, se ele não tivesse feito e dito essas coisas, ele mesmo não teria sido capaz de sobreviver e desempenhar o papel neutralizador que ele fez, o que reduziu as perdas. Ele conseguiu proteger um grande número de pessoas.

Pergunta: Eu não vejo como coisas terríveis como a “Revolução Cultural” podem ser evitadas ou impedidas de se repetirem.

Resposta: Esta questão deve ser abordada enfrentando os problemas em nossas instituições. Alguns dos que estabelecemos no passado foram, de fato, manchados pelo feudalismo, como manifestado em coisas como o culto à personalidade, os modos ou estilos patriarcais de trabalho e a posse de quadros em cargos de liderança. Agora estamos estudando maneiras de evitar que tais coisas se repitam e nos preparando para começar com a reestruturação de nossas instituições. Nosso país tem uma história de milhares de anos de feudalismo e ainda carece de democracia socialista e legalidade socialista. Agora estamos trabalhando seriamente para cultivar a democracia socialista e a legalidade socialista. Somente desta forma poderemos resolver o problema.

Pergunta: Você tem certeza de que a partir de agora as coisas vão continuar mais tranquilas? Vocês podem atingir o objetivo que se propuseram? Ouvi dizer que os chamados maoístas ainda estão por perto. Por “maoístas”, quero dizer aqueles que apoiaram a “Revolução Cultural”.

Resposta: A influência da Gangue dos Quatro não deve ser subestimada, mas deve-se notar que 97 ou 98 por cento da população os odeia intensamente por seus crimes. Isto foi demonstrado pelo movimento de massas contra a Gangue dos Quatro que irrompeu na Praça Tiananmen em 5 de abril de 1976, quando a Gangue ainda cavalgava alto, o Presidente Mao estava gravemente doente e o primeiro-ministro Zhou havia falecido. Desde o derrube da Gangue [em 1976], e particularmente nos últimos dois anos, a vontade e as exigências do povo foram expressas na Terceira, Quarta e Quinta Plenárias do Comitê Central do Partido Comunista Chinês. Estamos considerando formas de resolver nossos problemas através da melhoria de nossas instituições. Muitas questões já foram levantadas agora. Está sendo dada uma ênfase especial ao trabalho individualizado para as quatro modernizações, e isto está conquistando o coração do povo. Eles querem estabilidade política e unidade. Eles estão fartos de movimentos em grande escala. Tais movimentos invariavelmente acabaram ferindo um número – e não um número pequeno – de pessoas. Os movimentos incessantes tornam praticamente impossível a concentração na construção nacional. Portanto, podemos dizer com certeza que, dada a correção de nosso curso atual, o povo nos apoiará e fenômenos como a “Revolução Cultural” não se repetirão.

Pergunta: A Gangue dos Quatro só poderia ter sido presa após a morte do Presidente Mao. Quem planejou a prisão deles? Quem iniciou a idéia?

Resposta: Foi o esforço coletivo. Antes de mais nada, creio que teve uma base de massa lançada pelo Movimento de 5 de abril [de 1976]. O termo “Gangue de Quatro” foi cunhado pelo Presidente Mao alguns anos antes de sua morte. Lutamos contra a Gangue durante dois anos, em 1974 e 1975. Até então, as pessoas os viam claramente pelo que eram. Embora o Presidente Mao tivesse designado seu sucessor, a Gangue dos Quatro se recusou a aceitar isto. Após a morte do Presidente Mao, a Gangue aproveitou a oportunidade para tentar conseguir todo o poder em suas próprias mãos, e a situação exigiu de nós uma ação. Naquela época, eles estavam desvairados, tentando derrubar a nova liderança. Nestas circunstâncias, a grande maioria dos camaradas do Bureau Político concordaram que medidas deveriam ser tomadas para lidar com a Gangue. Os esforços de um ou dois indivíduos não teriam sido suficientes para este fim.

Deve-se ressaltar que algumas das coisas feitas após a prisão da Gangue dos Quatro foram inconsistentes com os desejos do Presidente Mao, por exemplo, a construção do Salão Memorial do Presidente Mao. Ele havia proposto nos anos 50 que todos nós fôssemos cremados quando morrermos e que somente nossas cinzas fossem guardadas, que nenhum remanescente fosse preservado e que não fossem construídos túmulos. O Presidente Mao foi o primeiro a assinar seu nome, e todos nós seguimos o exemplo. Quase todos os quadros superiores no nível central e em todo o país assinaram. Ainda temos esse livro de assinaturas. O que foi feito no assunto após o esmagamento da Gangue dos Quatro foi motivado pelo desejo de alcançar uma relativa estabilidade.

Pergunta: Isso significa que o Salão Memorial do Presidente Mao será demolido em breve?

Resposta: Eu não sou a favor de mudá-lo. Agora que ele está lá, não seria apropriado removê-lo. Não era apropriado construí-lo em primeiro lugar, mas mudá-lo daria origem a todo tipo de conversa. Muitas pessoas estão agora especulando se demoliremos o Salão Memorial. Não temos essa ideia.

Pergunta: Diz-se que você está abrindo mão do cargo de Vice-Primeiro Ministro.

Resposta: Não temos essa ideia: Eu não serei o único a renunciar. Todos os outros camaradas da geração mais velha estão desistindo de seus postos simultâneos. O Presidente Hua Guofeng não servirá mais simultaneamente como Primeiro Ministro do Conselho de Estado. O Comitê Central do Partido recomendou o camarada Zhao Ziyang como candidato a esse posto. Se nós, camaradas antigos, permanecermos em nossos postos, os recém-chegados serão inibidos em seu trabalho. Enfrentamos o problema de reduzir gradualmente a idade média dos líderes em todos os níveis. Temos que assumir a liderança.

Antes não havia regras relevantes. Na verdade, no entanto, havia a permanência vitalícia nos postos de liderança. Isto não facilita a renovação da liderança ou a promoção de pessoas mais jovens. É um defeito institucional que não era evidente nos anos sessenta porque estávamos então no auge da vida. Esta questão envolve não apenas indivíduos, mas todas as instituições relevantes. Tem uma influência ainda maior sobre nossa política geral e sobre se nossas quatro modernizações podem ser alcançadas. Portanto, dizemos que seria melhor para nós velhos camaradas tomarmos uma atitude esclarecida e darmos um exemplo a este respeito.

Pergunta: Já vi outros retratos na China. Em Tiananmen, vi retratos de Marx, Engels e Lenin e particularmente de Stalin. Você pretende mantê-los lá?

Responda: Antes da “Revolução Cultural”, eles eram colocados apenas em feriados importantes. A prática foi alterada durante a “Revolução Cultural”, quando eles foram exibidos permanentemente. Agora estamos voltando ao caminho anterior.

Pergunta: As quatro modernizações trarão capital estrangeiro para a China, e isto inevitavelmente dará origem a investimentos privados. Isto não levará a um capitalismo miniaturizado?

Resposta: Em última análise, o princípio geral para nosso desenvolvimento econômico ainda é aquele formulado pelo Presidente Mao, ou seja, confiar principalmente em nossos próprios esforços com a subsidiária de assistência externa. Não importa até que ponto nos abramos ao mundo exterior e admitamos o capital estrangeiro, sua magnitude relativa será pequena e não pode afetar nosso sistema de propriedade pública socialista dos meios de produção. Absorver o capital e a tecnologia estrangeiros e até mesmo permitir que estrangeiros construam fábricas na China só pode desempenhar um papel complementar ao nosso esforço para desenvolver as forças produtivas em uma sociedade socialista. Naturalmente, isto trará algumas influências capitalistas decadentes para a China. Estamos cientes desta possibilidade; não é nada a temer.

Pergunta: Isso significa que nem tudo no capitalismo é tão ruim assim?

Resposta: Depende de como você define o capitalismo. Qualquer capitalismo é superior ao feudalismo. E não podemos dizer que tudo que se desenvolve nos países capitalistas é de natureza capitalista. Por exemplo, tecnologia, ciência – mesmo a gestão avançada da produção também é uma espécie de ciência – será útil em qualquer sociedade ou país. Pretendemos adquirir tecnologia avançada, ciência e habilidades de gestão para servir nossa produção socialista. E estas coisas como tais não têm caráter de classe.

Pergunta: Lembro-me que há vários anos, ao falar de parcelas privadas em áreas rurais, você reconheceu que o ser humano precisa de algum interesse pessoal para produzir. Isto não significa colocar em discussão o próprio comunismo?

Resposta: Segundo Marx, o socialismo é a primeira etapa do comunismo e abrange um período histórico muito longo no qual devemos praticar o princípio “a cada um de acordo com seu trabalho” e combinar os interesses do Estado, do coletivo e do indivíduo, pois só assim podemos despertar o entusiasmo das pessoas pelo trabalho e desenvolver a produção socialista. No estágio mais elevado do comunismo, quando as forças produtivas serão grandemente desenvolvidas e o princípio “de cada um de acordo com sua capacidade, a cada um de acordo com suas necessidades” será praticado, os interesses pessoais serão reconhecidos ainda mais e mais necessidades pessoais serão satisfeitas.

Pergunta: Você mencionou que há outros que fizeram contribuições ao Pensamento de Mao Tsé-Tung. Quem foram eles?

Resposta: Outros revolucionários da geração mais antiga, por exemplo o primeiro-ministro Zhou Enlai, os camaradas Liu Shaoqi e Zhu De – e muitos outros. Muitos quadros seniores são criativos e originais em seu pensamento.

Pergunta: Por que você deixou seu próprio nome de fora?

Resposta: Eu sou bastante insignificante. É claro, eu também já fiz algum trabalho. Caso contrário, eu não seria considerado como um revolucionário.

Pergunta: O que nós não entendemos foi: Se a Gangue dos Quatro fosse, como você disse, uma minoria com todo o país contra eles, como poderia acontecer que eles estivessem segurando o país inteiro, incluindo os líderes veteranos? Seria porque uma das quatro era a esposa de Mao Tsé-Tung e os laços entre Mao Tsé-Tung e ela eram tão profundos que ninguém se atrevia a tocá-la?

Resposta: Este foi um dos fatores. Como já disse, o presidente Mao Tsé-Tung cometeu erros, um dos quais foi usar a Gangue, deixando-os chegar ao poder. Além disso, a Gangue tinha sua própria formação de facção e eles construíram uma turma de algum tamanho – particularmente eles fizeram uso de jovens ignorantes como fachada, de modo que eles tinham uma base de tamanho justo.

Pergunta: Mao Tsé-Tung estava cego por ela para que ele não visse o que ela estava fazendo? E ela era uma aventureira como a Imperatriz Dowager Yehonala?

Resposta: Jiang Qing fez coisas más ao ostentar o estandarte do Presidente Mao. Mas o Presidente Mao e Jiang Qing viveram separadamente por anos.

Pergunta: Nós não sabíamos disso.

Resposta: Jiang Qing fez o que fez ao ostentar o estandarte do Presidente Mao, mas ele não conseguiu intervir efetivamente. Por isso, ele deveria ser responsabilizado. Jiang Qing está apodrecida por completo. Seja qual for a sentença proferida sobre a Gangue dos Quatro, ela não será excessiva. Eles trouxeram danos a milhões e milhões de pessoas.

Pergunta: Como você avaliaria Jiang Qing? Que pontuação você daria a ela?

Resposta: Abaixo de zero. Mil pontos abaixo de zero.

Pergunta: Como você se avaliaria?

Resposta: Eu ficaria bastante satisfeito se eu mesmo pudesse ser avaliado em méritos e deméritos. Mas uma coisa eu posso dizer por mim mesmo: Tive a consciência limpa durante toda a minha vida. Por favor, marque minhas palavras: Eu cometi alguns erros e tenho minha própria parcela de responsabilidade por alguns dos erros cometidos pelo camarada Mao Tsé-Tung. Mas pode ser dito que cometi meu erro com boas intenções. Não há ninguém que não cometa erros. Não devemos colocar todos os erros do passado no presidente Mao Tsé-Tung. Portanto, devemos ser muito objetivos ao avaliá-lo. Suas contribuições foram primárias, seus erros secundários. Herdaremos as muitas coisas boas do pensamento do Presidente Mao e, ao mesmo tempo, explicaremos claramente os erros que ele cometeu.

Original em inglês na Enciclopédia do Partido Comunista da China

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